PLANO
DE AULA
ASSUNTO:
Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas
MAPA
DO PERCURSO: sistema de numeração, conjuntos numéricos
(frações e decimais), expressões algébricas, equação de 1ºgrau, área e
perímetro, sistemas de equações de 1 grau, sistemas de coordenadas, gráficos de
equações.
JUSTIFICATIVA: Instrumentalizar
os alunos para uma boa leitura de enunciado para que os mesmos possam relacionar
identificar e traduzir as informações coletadas para a linguagem da álgebra.
OBJETIVO:
Ensinar ao aluno a resolução de problemas que envolvam situações que geram um
sistema de equações do 1°grau.
ESTRATÉGIA:
Contar o conto dos 35 camelos de Malba Tahan; Epitáfio de Diophanti; Análise de
situações problemas que envolvam sistemas de equações de 1ºgrau, uso de tabelas
para estimar possíveis soluções, visualização da representação no plano
cartesiano, tanto na construção no papel quadriculado, como no uso das
ferramentas tecnológicas (software).
RECURSOS: Aulas
expositivas, aulas visuais, caderno do aluno, livro didático e ferramentas
tecnológicas.
AVALIAÇÃO:
Resolução de exercícios, acompanhamento em grupo e principalmente individual,
exercícios de fixação para que o mesmo familiarize com os procedimentos de
resolução ensinados. Atividades de representação no sistema cartesiano e
avaliação individual, e avaliação global da U.E.
RECUPERAÇÃO:
Contínua, devolutiva das avaliações, retomada da resolução de problemas de
equação de 1ºgrau, enfatizando a leitura e interpretação. Visualização da
representação no plano cartesiano, tanto na construção no papel quadriculado,
como no uso das ferramentas tecnológicas (software).
RECURSOS:
Aulas expositivas, aulas visuais, caderno do aluno, livro didático e
ferramentas tecnológicas.
Sugestão: Epitáfio de Diofanto
Tudo que
se sabe da vida do célebre matemático da antiguidade está na inscrição de seu
sepulcro:
“Caminhante! Aqui foram sepultados os restos de Diofanto. E os números podem, ó milagre, revelar quão dilatada foi sua vida, cuja sexta parte constituiu sua linda infância. Transcorreu uma duodécima parte de sua vida, quando seu queixo se cobriu de penugem. A sétima parte de sua existência, transcorreu num matrimônio estéril. Passado um quinquênio, fê-lo feliz o nascimento de seu precioso primogênito, o qual entregou seu corpo, sua formosa existência, que durou a metade da de seu pai, à Terra. E com dor profunda desceu à sepultura, tendo sobrevivido quatro anos ao falecimento de seu filho.
Diz-me quantos anos vivera Diofanto quando lhe sobreveio a morte”.
“Caminhante! Aqui foram sepultados os restos de Diofanto. E os números podem, ó milagre, revelar quão dilatada foi sua vida, cuja sexta parte constituiu sua linda infância. Transcorreu uma duodécima parte de sua vida, quando seu queixo se cobriu de penugem. A sétima parte de sua existência, transcorreu num matrimônio estéril. Passado um quinquênio, fê-lo feliz o nascimento de seu precioso primogênito, o qual entregou seu corpo, sua formosa existência, que durou a metade da de seu pai, à Terra. E com dor profunda desceu à sepultura, tendo sobrevivido quatro anos ao falecimento de seu filho.
Diz-me quantos anos vivera Diofanto quando lhe sobreveio a morte”.
"Aprenda álgebra Brincando", de J.
Perelmann.
Turma 274-Grupo 6
Criativo e desafiador problema, o plano de aula está muito bem elaborado, parabéns ao grupo.
ResponderExcluirParabéns ao trabalho de vocês! Juntos podemos avançar cada vez mais...
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