Falando
sobre plano de aula, planejamento, montagem de um filme, divagamos sobre a
maneira como homem constrói o conhecimento, e podemos concluir, que em todas as
etapas da construção do conhecimento humano, o homem sempre planejou, traçou, contemplou
, criou e comparou com o imaginável. Desde os tempos mais remotos que o ser
humano tem buscado o conhecimento, e tem feito esse pergaminho, sempre
enfocando o imaginário ao real. Os filósofos buscavam o conhecimento observando
o cosmo, as estrelas, as galáxias e o firmamento como um todo, o homem sempre trabalhou com a ideia de comparação, e nesse
comparar, tem encontrado nos símbolos a destreza para relacionar e divulgar suas
criações a imagens. Os homens das cavernas, os persas, os hebreus, os fenícios, os caldeus, os egípcios, os maias, os incas, os
romanos, os gregos, os babilônios e tantas outras civilizações, usavam a imagem
para se comunicar, gravar suas mensagens e eternizar suas descobertas, para
relacionar grandezas e assim construíam o significado de seus conceitos. Antes
mesmo, de saber o conceito de função, o homem já utilizava a correspondência
biunívoca, dessa correspondência, surgiu à palavra cálculo, que em latim
significa “contas com pedras”, mais uma vez o homem relaciona o saber ao fazer,
e o concreto ao abstrato, ou seja, relaciona o conhecimento com a imagem. O que dizer de ERATÓSTENES que viveu no Egito
nos anos 276 a 194 antes de Cristo? Mesmo sem nenhuma tecnologia a seu dispor,
conseguiu medir a Terra com uma aproximação incrível, apenas usando a
imaginação para comparar as imagens refletidas de estacas fincadas no chão em
cidades diferentes, unindo seu raciocínio aguçado com a leitura de imagens de diversas
estações do ano, até perceber a incidência dos raios solares num dia de
solstício de verão, exatamente ao meio dia eram perpendiculares à cidade de
Syene (Siena) e ao meio dia em Alexandria a incidência era de 81°, observando
as imagens formadas, mediu o diâmetro da Terra com tremenda precisão usando
proporcionalidade, uma vez que ele conhecia a distância quer separava as duas
cidades. Realmente o saber humano se relaciona intimamente com a imaginação (imagem).
Genial!
Professor Silas
Nenhum comentário:
Postar um comentário