domingo, 16 de junho de 2013

A construção do conhecimento


Falando sobre plano de aula, planejamento, montagem de um filme, divagamos sobre a maneira como homem constrói o conhecimento, e podemos concluir, que em todas as etapas da construção do conhecimento humano, o homem sempre planejou, traçou, contemplou , criou e comparou com o imaginável. Desde os tempos mais remotos que o ser humano tem buscado o conhecimento, e tem feito esse pergaminho, sempre enfocando o imaginário ao real. Os filósofos buscavam o conhecimento observando o cosmo, as estrelas, as galáxias e o firmamento como um todo, o homem sempre trabalhou com a ideia de comparação, e nesse comparar, tem encontrado nos símbolos a destreza para relacionar e divulgar suas criações a imagens. Os homens das cavernas, os persas, os hebreus, os fenícios, os caldeus, os egípcios, os maias, os incas, os romanos, os gregos, os babilônios e tantas outras civilizações, usavam a imagem para se comunicar, gravar suas mensagens e eternizar suas descobertas, para relacionar grandezas e assim construíam o significado de seus conceitos. Antes mesmo, de saber o conceito de função, o homem já utilizava a correspondência biunívoca, dessa correspondência, surgiu à palavra cálculo, que em latim significa “contas com pedras”, mais uma vez o homem relaciona o saber ao fazer, e o concreto ao abstrato, ou seja, relaciona o conhecimento com a imagem. O que dizer de ERATÓSTENES que viveu no Egito nos anos 276 a 194 antes de Cristo? Mesmo sem nenhuma tecnologia a seu dispor, conseguiu medir a Terra com uma aproximação incrível, apenas usando a imaginação para comparar as imagens refletidas de estacas fincadas no chão em cidades diferentes, unindo seu raciocínio aguçado com a leitura de imagens de diversas estações do ano, até perceber a incidência dos raios solares num dia de solstício de verão, exatamente ao meio dia eram perpendiculares à cidade de Syene (Siena) e ao meio dia em Alexandria a incidência era de 81°, observando as imagens formadas, mediu o diâmetro da Terra com tremenda precisão usando proporcionalidade, uma vez que ele conhecia a distância quer separava as duas cidades. Realmente o saber humano se relaciona intimamente com a imaginação (imagem). Genial!

Professor Silas

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