domingo, 16 de junho de 2013

Apresento mais uma "dica" interessante para o nosso tema de estudo. Observem:
Formação de Significados Matemáticos por Meio da Leitura da
Obra “O Homem Que Calculava” (Gisele Romano Paez1)
RESUMO
O presente projeto de pesquisa, fundamentado na perspectiva histórico-cultural, tem como referencial teórico
trabalhos que se fundamentam em Vygotsky, Leontiev, Luria, Davidov, Freire, entre outros, e propõe, como
objetivo principal, analisar a formação de significados matemáticos que estudantes, do nono ano do ensino
fundamental, explicitam/manifestam durante a leitura de livros paradidáticos como “O Homem que Calculava”,
tendo como pano de fundo a educação conceitual, que aponta para a necessidade do sujeito perceber como o
conceito se constituiu historicamente para que este tenha significado e sentido ao estudante. A pesquisa é
qualitativa e será desenvolvida nos moldes da pesquisa participante. A análise dos dados será feita mediante
categorias que serão definidas aposteriori a partir dos seguintes instrumentos: análise de vídeo, análise de fichas
avaliativas e anotações feitas em diário de bordo.
Palavras-chave: Leitura. Paradidáticos. Formação de Significados Matemáticos. Educação Conceitual.

Para aqueles que se interessaram, o artigo - na íntegra - encontra-se no endereço:
http://www.nipem.epbsantos.com/sites/default/files/GT11_GiseleRomanoPaez.pdf

Por professor Wilson Roberto

Um comentário:

  1. Lindo! Gostei muito e obrigado pela dica do livro" O homem que calculav".

    Luiz C. Cáceres

    ResponderExcluir