segunda-feira, 10 de junho de 2013

MEU PRIMEIRO CONTATO COM A LEITURA


Eu nunca fui um leitor ávido, mais confesso que alguns livros que já li, fizeram muito bem para meu desenvolvimento profissional e principalmente como ser humano.  Minha primeira experiência com a leitura começou ainda criança, recordo muito bem, meu saudoso pai me levava à igreja e nos cultos as crianças recitavam versículos da bíblia, com isso guardo em minha lembrança, esse proverbio “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Provérbios 22: 6. Na verdade, perdi meus pais muito cedo, minha mãe, foi embora, abandonou a família (tinha só seis anos), meu pai faleceu (já tinha uns 8 ou 9 anos), acometido por um câncer cerebral, acredito eu, por tristeza e angústia, por encontrar os filhos abandonados, pois trabalhava na roça, e quando chegou do trabalho e não encontrou nossa mãe, entrou em desespero, pois, o filho mais novo, tinha um pouco mais de 1 ano de idade, mais ele era valente, trabalhador, um verdadeiro herói!... Por isso, esse provérbio ficou na minha memória e no meu coração, pois durante o tempo que vaguei entre a rua e a casa de alguém, serviu-me de alicerce para não perder o foco na vida, até encontrar um lar. Nessa família muito especial, encontrei novamente a esperança, o amor e os cuidados que uma criança precisa na sua formação, pois tinha apenas 10 anos e uma longa experiência de vida adquirida pelos ir e vir da vida. Entre o estudo, e o trabalho na colheita de feijão, sempre apreciava alguns livros como trabalho de escola, áh! Eram obrigatórios, pois, tínhamos que ler e apresentar ao professor “Tarcicio” no fundamental II e “Jaime no” ensino médio. Mais confesso se fosse escrever todas as experiências que já tive com a leitura, passaria horas e horas escrevendo, mais o objetivo é apenas relatar algum fato bom ou ruim, de minha experiência literária, esse fato, é o primeiro que veio a mente, e para mim, ele me remete a tudo que hoje sou, minha história, a minha persistência, a minha existência, a minha família, a minha esperança de um dia ver o conhecimento triunfar sobre todas as diversidades da vida.

Professor Silas   

Nenhum comentário:

Postar um comentário