domingo, 23 de junho de 2013

PLANO DE AULA

Um mapa que tem tudo não serve para nada, e não leva a lugar nenhum, dependendo de quem fará a leitura e uso do mesmo, assim também é na aula planejada, desenhada, mapeada, pois há momentos que o professor (mediador) precisa intervir saindo do percurso traçado, usando da habilidade de improvisar, de mediar conflitos, de trazer para si a direção das cenas numa outra escala e numa outra direção, dependendo da dimensão em que está inserido a cada caminhar, para não ficar com o sentimento de vazio e perdido, com o surgir de um fato às vezes hostil e inesperado. Neste sentido, é impossível medir, escalonar, mapear ou prever todas as situações que deflagram no aluno os diversos instintos e competências que fundamentam o aprender a aprender, o aprender a fazer, o aprender a conviver e a essência do aprender a ser.

 Um mapa não é a realidade, pelo fato da sala de aula estar configurada com uma grande diversidade de competências e habilidade inata de cada aluno (multiplicidade de inteligências), por se tratar de um conjunto heterogêneo de discente, onde cada um usa suas competências e habilidades, de acordo com sua capacidade de agir, reagir, interagir, desenvolvendo no decorrer do processo ensino-aprendizagem, a inteligência, habilidade ou competência que naturalmente se revela em cada situação.

Entre ter tudo e ter nada está a competência de querer mapear, é indispensável e necessário planejar, traçar o caminho a ser percorrido, usando detalhes do diagnostico feito, para que possa sistematizar o caminhar de cada aluno, projetando sempre que possível o melhor para cada um.

PLANO DE AULA

ASSUNTO: Números Racionais e suas diferentes aplicações e representações

TURMA: 9º ano do Ensino Fundamental

TEMPO PREVISTO: 12 aulas

DISCIPLINA: Matemática


MAPA DO PERCURSO: sistema de numeração, conjuntos numéricos (frações e decimais), as operações fundamentais, dízimas periódicas, transformação de frações em decimais e vice versa, representação geométrica, situações problemas, equivalência de frações, frações com denominador 100, porcentagem, razão e proporção, extensão para as funções.
JUSTIFICATIVA: Instrumentalizar os alunos para uma boa leitura de enunciado para que os mesmos possam relacionar identificar, relacionar, reconhecer, operar, e traduzir as informações coletadas para a linguagem corrente.
OBJETIVO: Ensinar ao aluno a resolução de problemas que envolvam situações que geram números racionais nas suas diversas representações e significados, instrumentalizando-os para uma boa leitura de enunciado para que os mesmos possam relacionar identificar e traduzir as informações coletadas para a linguagem da álgebra.
ESTRATÉGIA: Contar o conto dos 35 camelos de Malba Tahan; Epitáfio de Diophanto; o colar de pérolas. Análise de situações problemas que envolvam contextos que traduzam números racionais, uso de tabelas para estimar possíveis soluções, visualização e resolução geométrica uso das ferramentas tecnológicas (software).
RECURSOS: Aulas expositivas, aulas visuais, caderno do aluno, livro didático e ferramentas tecnológicas.
AVALIAÇÃO: Avaliação Diagnóstica e contínua, Resolução de exercícios, acompanhamento em grupo e principalmente individual, exercícios de fixação para que o mesmo familiarize com os procedimentos de resolução ensinados. Atividades de representação geométrica, avaliação individual, e avaliação global.
RECUPERAÇÃO: Contínua, devolutiva das avaliações, retomada da resolução de problemas, enfatizando a leitura e interpretação. Visualização da representação geométrica, tanto no papel, como no uso das ferramentas tecnológicas (software).
Plano de Aula desenvolvido com base nas habilidades:

H01 Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
H02 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
H03 Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos centésimos e milésimos.
H10  Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação – expoentes inteiros e radiciação).
H15 Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação).

Sugestões para introduzir o assunto.

Um colar se rompeu quando brincavam dois namorados. Uma fileira de pérolas escapou. A sexta parte ao solo caiu. A quinta parte na cama ficou. Um terço pela jovem se salvou. A décima parte o namorado recolheu. E com seis pérolas o colar ficou. Diga-me, leitor, quantas pérolas tinha o colar dos namorados.

Epitáfio de Diofanto
Tudo que se sabe da vida do célebre matemático da antiguidade está na inscrição de seu sepulcro: “Caminhante! Aqui foram sepultados os restos de Diofanto. E os números podem, ó milagre, revelar quão dilatada foi sua vida, cuja sexta parte constituiu sua linda infância. Transcorreu uma duodécima parte de sua vida, quando seu queixo se cobriu de penugem. A sétima parte de sua existência, transcorreu num matrimônio estéril. Passado um quinquênio, fê-lo feliz o nascimento de seu precioso primogênito, o qual entregou seu corpo, sua formosa existência, que durou a metade da de seu pai, a Terra. E com dor profunda desceu à sepultura, tendo sobrevivido quatro anos ao falecimento de seu filho. Diz-me quantos anos vivera Diofanto quando lhe sobreveio a morte”.

Professor Silas




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