Um mapa que tem tudo não serve para
nada, e não leva
a lugar nenhum, dependendo de quem fará a leitura e uso do mesmo, assim também
é na aula planejada, desenhada, mapeada, pois há momentos que o professor
(mediador) precisa intervir saindo do percurso traçado, usando da habilidade de
improvisar, de mediar conflitos, de trazer para si a direção das cenas numa
outra escala e numa outra direção, dependendo da dimensão em que está inserido
a cada caminhar, para não ficar com o sentimento de vazio e perdido, com o
surgir de um fato às vezes hostil e inesperado. Neste sentido, é impossível
medir, escalonar, mapear ou prever todas as situações que deflagram no aluno os
diversos instintos e competências que fundamentam o aprender a aprender, o
aprender a fazer, o aprender a conviver e a essência do aprender a ser.
Um mapa não é a realidade, pelo fato da
sala de aula estar configurada com uma grande diversidade de competências e
habilidade inata de cada aluno (multiplicidade de inteligências), por se tratar
de um conjunto heterogêneo de discente, onde cada um usa suas competências e
habilidades, de acordo com sua capacidade de agir, reagir, interagir,
desenvolvendo no decorrer do processo ensino-aprendizagem, a inteligência,
habilidade ou competência que naturalmente se revela em cada situação.
Entre ter tudo e ter nada está a
competência de querer mapear, é indispensável e necessário planejar, traçar o
caminho a ser percorrido, usando detalhes do diagnostico feito, para que possa
sistematizar o caminhar de cada aluno, projetando sempre que possível o melhor
para cada um.
PLANO DE AULA
ASSUNTO: Números Racionais e suas diferentes
aplicações e representações
TURMA: 9º ano do Ensino Fundamental
TEMPO PREVISTO: 12 aulas
DISCIPLINA: Matemática
MAPA DO PERCURSO: sistema de numeração, conjuntos numéricos (frações e decimais), as
operações fundamentais, dízimas periódicas, transformação de frações em
decimais e vice versa, representação geométrica, situações problemas,
equivalência de frações, frações com denominador 100, porcentagem, razão e
proporção, extensão para as funções.
JUSTIFICATIVA: Instrumentalizar os
alunos para uma boa leitura de enunciado para que os mesmos possam relacionar
identificar, relacionar, reconhecer, operar, e traduzir as informações
coletadas para a linguagem corrente.
OBJETIVO: Ensinar ao aluno a
resolução de problemas que envolvam situações que geram números racionais nas
suas diversas representações e significados, instrumentalizando-os para uma boa
leitura de enunciado para que os mesmos possam relacionar identificar e
traduzir as informações coletadas para a linguagem da álgebra.
ESTRATÉGIA: Contar o conto dos
35 camelos de Malba Tahan; Epitáfio de Diophanto; o colar de pérolas. Análise
de situações problemas que envolvam contextos que traduzam números racionais,
uso de tabelas para estimar possíveis soluções, visualização e resolução
geométrica uso das ferramentas tecnológicas (software).
RECURSOS: Aulas expositivas,
aulas visuais, caderno do aluno, livro didático e ferramentas tecnológicas.
AVALIAÇÃO: Avaliação
Diagnóstica e contínua, Resolução de exercícios, acompanhamento em grupo e
principalmente individual, exercícios de fixação para que o mesmo familiarize
com os procedimentos de resolução ensinados. Atividades de representação geométrica,
avaliação individual, e avaliação global.
RECUPERAÇÃO: Contínua,
devolutiva das avaliações, retomada da resolução de problemas, enfatizando a
leitura e interpretação. Visualização da representação geométrica, tanto no
papel, como no uso das ferramentas tecnológicas (software).
Plano de Aula desenvolvido com base nas
habilidades:
H01 Reconhecer as diferentes representações de um
número racional.
H02 Identificar fração como representação que pode
estar associada a diferentes significados.
H03 Reconhecer as representações decimais dos números
racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a
existência de “ordens” como décimos centésimos e milésimos.
H10 Efetuar cálculos que envolvam operações
com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação –
expoentes inteiros e radiciação).
H15 Resolver problemas com números racionais que
envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e
radiciação).
Sugestões para introduzir o assunto.
Um colar se rompeu quando brincavam dois namorados. Uma
fileira de pérolas escapou. A sexta parte ao solo caiu. A quinta parte na cama
ficou. Um terço pela jovem se salvou. A décima parte o namorado recolheu. E com
seis pérolas o colar ficou. Diga-me, leitor, quantas pérolas tinha o colar dos
namorados.
Epitáfio de Diofanto
Tudo que se sabe da vida do célebre matemático da
antiguidade está na inscrição de seu sepulcro: “Caminhante! Aqui foram
sepultados os restos de Diofanto. E os números podem, ó milagre, revelar quão
dilatada foi sua vida, cuja sexta parte constituiu sua linda infância.
Transcorreu uma duodécima parte de sua vida, quando seu queixo se cobriu de
penugem. A sétima parte de sua existência, transcorreu num matrimônio estéril.
Passado um quinquênio, fê-lo feliz o nascimento de seu precioso primogênito, o
qual entregou seu corpo, sua formosa existência, que durou a metade da de seu
pai, a Terra. E com dor profunda desceu à sepultura, tendo sobrevivido quatro
anos ao falecimento de seu filho. Diz-me quantos anos vivera Diofanto quando
lhe sobreveio a morte”.
Professor Silas
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